Diogo Qui Abr 08, 2010 6:17 pm
omo funciona o sistema Round ESL?
O sistema "Round ESL" combina as vantagens de vários sistemas de ligas bem conhecidos, formando um novo sistema que será capaz de se manter à altura das expectativas especiais dos "eSports". É uma mistura entre a liga clássica (conhecida como "Round Robin" ou Premier League), o sistema "Swiss Round", ladders e mais alguns melhoramentos.
Antes de explicarmos o "Round ESL", aqui fica uma pequena lista das vantagens e desvantagens de uma liga clássica (p.ex. a Premier League) e de uma ladder:
"Round Robin" (Premier League)
dias fixos
grupos claramente definidos
épocas
entrada não possível ao longo da época
problemas com desistências
número de participantes limitado
"Ladder"
número de participantes ilimitado
entrada e saída sempre possível
pode seleccionar o tipo de actividade individualmente
as boas equipas raramente se defrontam
desafiar / procurar adversários pode ser bastante laborioso
ladders grandes e complexas
sem pontos altos
Se combinarmos os pontos positivos de ambos os sistemas, chegamos à ideia geral do sistema "Round ESL".
A liga é dividida em várias divisões. O tamanho da 1ª divisão pode variar de liga para liga. Cada divisão é 2^n vezes maior (16,32,64...) que a directamente "acima". Quantos mais participantes houver, mais divisões são criadas, sendo assim o número de participantes ilimitado. Cada participante pode subir ou descer de divisão cada 2 semanas; a afiliação numa divisão é calculada pelo avaliação ELO. Entrar e sair da liga é possível a qualquer altura.
No princípio, os novos participantes não têm ranking definido, sendo colocados numa divisão própria até disputarem 3 partidas.
Posteriormente são colocados numa divisão dependendo da sua avaliação. Devido a este regulamento um novo membro não necessita de entrar obrigatoriamente para a última divisão. Uma ascensão de uma divisão "sem ranking" não poderá realizar-se se houver menos de 8 equipas na última divisão.
Os calendários da próxima semana de todas as divisões são gerados todas as semanas. Um adversário com o mesmo nível de aptidão com o qual não se joga há um determinado tempo é automaticamente escolhido. Os participantes sem ranking começam numa divisão própria. Pode-se escolher uma ou mais datas nas quais se deseja jogar partidas, sendo um dia por semana obrigatório. Se ambas as equipas acordarem a partida marcada pode ser jogada numa data anterior à estabelecida. Para além disso, uma equipa pode desafiar outros adversários tal como numa ladder. Assim, as equipas podem jogar o número de partidas que desejarem numa dada semana.
Só é permitido desafiar equipas dentro da própria divisão e a partida tem de ser jogada antes da divisão sofrer as actualizações devidas, de modo a não haver partidas com equipas de divisões sobrepostas.
Devido ao sistema ELO, participantes diferentes de uma liga podem jogar entre si, sem chegarem a um ranking mais elevado apenas por terem disputado mais partidas. E devido à obrigatoriedade de disputar uma partida semanalmente, nenhuma equipa pode evitar jogar contra as equipas mais fortes. Ninguém poderá descansar mediante uma posição elevada na tabela durante muito tempo! Isto significa também que muito mais é exigido dos participantes pois terão de disputar uma partida cada semana.
Combinado
"Round ESL"
dias fixos
grupos claramente definidos
mini épocas
número ilimitado de participantes
escolhe sempre as melhores equipas
mais encontros excitantes
nenhuma desvantagem conhecida ;-)
Agora que falamos muito sobre vantagens e desvantagens vejamos como se desenrola uma semana de jogo normal. Um exemplo:
Numa liga, uma equipa tem, por exemplo, um dia obrigatório para uma partida: Quinta-feira às 20:00 (decidida por votação). Adicionalmente há duas datas opcionais, à Quarta-Feira e ao Domingo.
A equipa A só quer disputar uma partida por semana e escolhe somente Quintas-feiras. O Auto-Challenger escolhe um adversário que é semelhante em perícia e que joga todas as Quintas-feiras à noite até Sextas-feiras de manhã. Este adversário também tem o Auto-Challenger activado. A equipa A terá de jogar com esta equipa na Quinta-feira seguinte. A partida poderá disputar-se antes caso as duas equipas concordem.
A equipa B, por outro lado, não se farta de jogar. Querem disputar uma partida todos os dias. Para isso, a equipa activa as suas definições e tem 3 partidas a disputar por semana garantidas! Além disso, a equipa pode sempre desafiar outros adversários dentro da ladder (ex: via IRC).