Fórum RGS TEAM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RGS TEAM


    Idéia Liga TM Brasil

    RGS Eu Mesmo
    RGS Eu Mesmo


    Mensagens : 157
    Data de inscrição : 07/03/2010
    Idade : 45
    Localização : Rosário do Sul

    Idéia Liga TM Brasil Empty Idéia Liga TM Brasil

    Mensagem  RGS Eu Mesmo Qui Mar 10, 2011 10:06 am

    Bom, estive viajando desde o final de semana seguinte ao término do Camp da RGS.
    Mas nos meus poucos acessos venho acompanhando o desenrolar da idéia da liga.
    Li muita idéia boa em formação, percebi uma enorme vontade coletiva porém nada ainda palpável, projetos de laboratório e idéias que estão se perdendo.

    Alguns times já estão tomando seus rumos individuais como no passado, peço que ainda não batam o martelo, dêem uma olhada no que vou apresentar e pestanejem antes de voltarem ao formato de antigamente.

    O que eu vou apresentar aqui é um projeto completo. Eu já o tenho pronto na minha cabeça, mas serei obrigado a apresentar bruto e ir lapidando aos poucos por dois motivos: É muita informação para assimilar ( e complexa ) e também pela minha situação itinerante.

    Vou ao mesmo tempo que apresento as informações, comentando sobre elas e também comentando um pouco do que já vem sendo discutido.

    Vamos lá.

    Atualmente temos algumas idéias de montar um Ranking das equipes. A idéia é boa, mas tende a divergências. Equipes formadas recentemente vão querer que o ranking comece do zero, levando em conta apenas o futuro. Equipes antigas não vão querer jogar fora o passado, e vão querer computar todas as suas conquistas. Não vejo com bons olhos colocar as coisas dessa forma. Podemos sim competir entre nós, mas isto deve ser encarado como secundário. Precisamos ter os pés firmes no chão, e entender que não temos nem equipes nem jogadores ativos o suficiente para conseguirmos realizar grandes competições internas.

    Eu sei, o camp do RGS provou um pouco o contrário, que sim, conseguimos nos unir para uma competição. Mas acreditem, o Camp só deu certo ( humilde opinião ), porque a mobilização foi muito grande, e trabalhosa, me arrisco a dizer que é impossível manter o ritmo, o interesse e principalmente a motivação. E é justamente nisso que eu moldei todo o projeto: MOTIVAÇÃO.

    Na minha opinião o objetivo comum deveria sim ser virado a união e guiado pelas competições internacionais, que é o que na verdade fará as equipes crescerem em estrutura e técnica.

    A palavra união pode causar uma certa repulsa, principalmente pelos mais apaixonados por suas próprias equipes, e incluam a mim neste perfil também. Ver o RGS fundido não agrada a mim assim como não agrada a qualquer outro administrador ver sua equipe fundida, ou incorporada a outra.

    Por isso, o eixo da minha idéia, se agarra a algo muito maior, a um sentimento de amor que TODOS tem em comum. O amor e a gana que temos em defender nosso próprio país. Estou falando disto mesmo, vamos montar e administrar de forma inteligente e democrática uma Seleção Brasileira de Trackmania.

    Enquanto minha idéia se formava eu dizia a alguns Adms que eu estava pensando em inovar na forma de inovar. E o que eu estou propondo é pegarmos idéias já comprovadamente de sucesso aplicadas em outros esportes e trazer para dentro do Trackmania, com algumas adaptações, obviamente.

    A primeira dúvida acredito que seja QUEM e COMO serão escolhidos os jogadores que vão defender o Brasil.

    QUEM é fácil, o único pré-requisito para estar apto a uma uma vaga na Seleção Brasileira de Trackmania é simplesmente integrar qualquer time da liga.

    COMO é um pouco mais complexo de explicar. O caminho normal seria uma escalação, só que isso dependeria de opinião, e para tal teríamos que confiar a alguém um cargo de técnico. Na minha opinião não seria o caminho mais justo. Hoje em dia temos excelentes ferramentas para servidores que são capazes de nos fornecer informações estatísticas capaz de escolher com baixíssima margem de erro, os melhores jogadores para cada pista.

    Dados determinantes como Dedi, Horas treino, Campeonatos Internos, porcentagem de erro por volta ( baseado no número de largadas dividido pelo número de chegada ) são fácilmente extraídos e compilados, traçando os jogadores mais preparados em cada pista, semana a semana. Dados capazes de medir e premiar seu esforço, sua técnica, sua constância e o controle do nervosismo. E o melhor de tudo, todos os dados são acessíveis a todos, e acompanháveis em tempo real.

    Logo cada player saberá o quanto precisa melhorar para conquistar sua vaga ao mesmo tempo que tem a ciência de que se não consegui-la, ao menos naquela semana, teremos a certeza de que a Seleção estará sendo defendida com a maior força disponível, aliás, naquela semana e SEMPRE.

    Jogadores ainda em desenvolvimento poderão torcer o nariz um pouco, pois podem pensar que não terão chances. Só que a fórmula que eu vou apresentar garante um mínimo de rotatividade sem expor a qualidade. E de mais a mais, nem sempre os top top mega power estarão disponíveis para todos os eventos, e se você como jogador quer REALMENTE um lugar ao sol, deve estar preparado.

    Precisamos ser profissionais, se você quiser um lugar na Seleção Brasileira, terá que se esforçar para chegar lá, assim como em qualquer outro esporte. Mas acredite, mesmo não sendo um mega power, TODOS os esforçados terão sua chance. E mesmo aqueles que forem pouco requisitados, haverão Campeonatos Internos que elevam seus pontos na tabela principal.

    A tabela poderá ter 3 funções: Montagem das lines, ranking técnico dos times, campeonatos internos.

    => Na ESL do ano passado, o RGS utilizou o primeiro modelo matemático baseado em estatística para montar as lines, este modelo inicial levava em conta apenas as horas treino, já que o objetivo do 1o. ano do RGS na ESL era a motivação: https://rgsteam.forumeiros.com/t57-classificacao-eventos-rgs

    => Em uma das mudanças de pack no meio do ano, onde o RGS e ID uniram-se, começamos a pensar um pouco mais em vitórias, então utilizamos um modelo evoluído, que além das horas treino, haviam agora pontos para o PB da Semana: https://rgsteam.forumeiros.com/t69-classificacao-eventos-fh ( Recomendo a leitura do FAQ no 2o. post )

    => No fim do ano, para o CF RGS vs NRL, atingimos um bom grau de maturidade, desta vez utilizando um algoritmo complexo de análise, que agora além das horas treino e do PB, começava também a medir o desempenho do jogador em situação real, em um campeonato interno. http://goo.gl/AAFnY ( A página 1, está o desenvolvimento da fórmula, na 2 estão as lines formadas com base nela ). - recomenda-se 3 ou 4 zooms .

    Este documento que apresentei acima é apenas uma impressão estática em PDF. A tabela original é uma planilha dinâmica em Excel que faz todo o cálculo em tempo real, bastando alimentar com os dados extraídos do servidor.

    Para o Camp do RGS, ainda foi feita mais uma lapidada na fórmula. Percebeu-se nos treinos para o NRL, houve uma busca muito grande pelos pontos fornecidos pelo PB's, isso fez com que os jogadores focassem muito em serem rápidos, e jogassem estilo TA mesmo com o servidor em Rounds. Isso acabou prejudicando a constância.

    Por isso resolvemos substituir o adicional em porcentagem nos pontos de horas treino para quantidade de conclusões. Ou seja a cada 20 conclusões, 1% de adicional nos pontos. Isso elimina inclusive a discussão sobre treinar com TA ou treinar em Rounds. O jogador tem a ciência de que se ele sacrificar a volta não tão rápida, perderá um adicional.

    O mais interessante do uso de uma tabela é que as reclamações sempre foram ZERO. Mesmo quando ID e RGS disputavam vagas nunca houve nenhum tipo de reclamação e discussão, pois cada jogador sabia que sua vaga dependia unica e exclusivamente do seu próprio esforço, e não se o Adm dele ou o responsável pela escalação ia ou não com sua cara ou estilo de jogo.

    Para resumir o formato mais maduro até aqui, baseado em estatística e experiência e adaptado até aqui seria:

    30 pontos para Local Rec #1 ( 29,28,27...)
    40 pontos para #1 Campeonato Interno ( 39,38,37...)
    1% de adicional para cada 20 conclusões
    -20 pontos por participação ( para manter um mínimo de rotatividade )
    * Controlado pista a pista.
    ** Sugestões de melhoria são muito bem vindas.

    Os campeonatos que a liga participará, a escolha das pistas para treino, aceitação de novas equipes para integra a liga e ABSOLUTAMENTE TUDO será escolhido com DEMOCRACIA. Assim como não haverá ninguém escalando times, não haverá ninguém ditando regras.
    Nós criaremos nossas regras, e morremos abraçados nelas. Toda e qualquer mudança de formato, nova idéia ou qq outra divergência será dirimida única e exclusivamente via voto. Mas novamente precisamos ser profissionais e maduros, e aceitar decisões democráticas, ainda que o voto de sua equipe tenha sido contra.

    Precisamos ser profissionais, precisamos além de criar o monstro, alimentá-lo e não deixá-lo morrer. Não digo que isso é fácil. Dá trabalho ? Dá!!! Mas mágica não existe e você não conseguirá controlar nada se não tiver pulso firme e horas de dedicação.

    Funções como coleta dos dados para a tabela, e administração dos campeonatos internos podem ser divididos mês a mês entre as equipes. Como sou da época da expressão "inventa aguenta", me proponho a controlar o primeiro mês e a dirimir TODAS as dúvidas sem exceção. Mas há de se ter compromisso, e por isso, equipes que assumirem tarefas e não cumprirem serão punidas em pontos a seus jogadores.
    Precisamos ser rígidos no cumprimento das tarefas e enquadrar a nós mesmos e a nossos jogadores antes que as administrações das competições internacionais o façam. Assim podemos até perder o jogador, mas não perdemos os pontos.

    Isso dá um gás extra para que as equipes fiquem atentas e ativas, uma equipe que caga pro lance, prejudica seu jogador... será que este insistirá em uma equipe não imbuída ? Como eu disse, é preciso profissionalismo, interesse, e dedicação. Aliás, se não tiver isso NO MÍNIMO, prefiro que todos continuemos na MEDIOCRIDADE, merecida MEDIOCRIDADE. Atenção ao que eu estou propondo, além da melhora da competitividade, minha proposta aumenta a "quantidade" de trabalho, se sua equipe está bem como está e você não quer ter mais trabalho. NÃO ENTRE PARA A LIGA. O propósito aqui não é FACILITAR, é MELHORAR e TRABALHAR. Não se engane, não nos engane... se você está acomodado, não atrapalhe quem quer evoluir.

    Há muitos mais detalhes que vou adicionar assim que eu conseguir revisar o texto e ajustar também, pois reto assim é muito ruim de ler.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 8:32 am